Tempere o seu churrasco - Torezin Carnes

FAÇA SEU CHURRASCO COM A GENTE !
_________________________________________________
FAÇA SEU CHURRASCO COM A GENTE !
_________________________________________________
Ir para o conteúdo

Tempere o seu churrasco

TEMPERE O SEU CHURRASCO:

Existem duas formas básicas de temperar a carne para churrasco: a rústica e a elaborada.

Na forma rústica, somente um ingrediente é usado: o sal grosso.

Na forma elaborada, são usadas marinadas, vinha d'alhos e misturas de ervas e outros temperos. Nas duas primeiras formas, a carne fica imersa ou banhada em um molho feito com vinho, vinagre, alho, cebola e ervas por várias horas para que absorva o sabor dos temperos. Estes temperos elaborados e exóticos não serão abordados neste momento.

Ao temperar com sal grosso, o principal objetivo é realçar o gosto da carne. Consegue-se resultados maravilhosos somente com este ingrediente, tanto no forno quanto na grelha, no espeto ou no bafo. É muito importante NÃO colocar o sal grosso na água para dissolver o sal, sob pena de salgar a carne em demasia. Sempre, sem exceções, use o sal grosso a seco, direto sobre a carne.

Para saber a quantidade exata de sal grosso não há mistério: basta passar a carne nele, em abundância, na hora exata em que ela for para a churrasqueira e, na hora em que a carne estiver no ponto de mal passada, bater o espeto e retirar o excesso.

Ao cortar a carne no sentido perpendicular ao da fibra você evita que ela desfie ou se desintegre e, ainda, facilita a entrada do sal e dos temperos. Um segredinho útil para fazer com que o sal e os temperos penetrem mais facilmente na carne é lambuzá-la com um pouco de óleo ou azeite de oliva. Nesse caso, não exagere no sal, que é potencializado pelo óleo!

Outra dica: aproveite o “tempero natural” da carne: a gordura. Mesmo que você não vá consumi-la, prepare o churrasco com ela, que dá um sabor supimpa à carne além de deixá-la mais macia.

Pedaços mais grossos, independentemente do tempero, devem assar mais longe do fogo, para que possam assar devagar sem perder o sabor ou ficarem torradas por fora e cruas por dentro.

Uma dica que pode ser questionada pelos sanitaristas de plantão, recomenda que a carne seja retirada da geladeira 2 horas antes de ir para a churrasqueira, para evitar o choque térmico e facilitar a evaporação da água. Se a carne for colocada gelada na geladeira, poderá ficar enegrecida. Da mesma forma, não se deve temperar carnes vermelhas com limão, vinagre ou mesmo água, pois a variação de pH além de enegrecer também endurece as fibras. Já carnes brancas como peixes e frango até se beneficiam destes temperos, por ficarem mais consistentes.

Para “temperar” seu churrasco, outra dica ótima é variar as carnes que serão servidas: linguiças, frango, tipos diferentes de carne bovina são, por si só, temperos para um bom churrasco. Não se pode esquecer, é claro, dos acompanhamentos: uma lingüicinha, salsichão ou coração sempre pede uma farofinha ou um pãozinho; um simples arroz branco, uma salada de maionese, umas folhas verdes e alguns tomates também enriquecem muito seu churrasco.

ENDEREÇO:

Av. Padre Evaristo Afonso 310
Jundiaí Mirim - Jundiaí - SP
CEP 13.216-724

ATENDIMENTO:

Segunda: Fechado
Terça a Sexta: das 7:30h às 18:00h
Sábados: das 7:30h às 15:00h
Domingos: das 7:30h às 12:00h


CONTATO:

Fone: 11 4584.0312
Email: torezineventos27@gmail.com
CONTATO:
Fone: 11 4584.0312
torezineventos27@gmail.com
ATENDIMENTO:
Terça a Sexta: das 7:30 hs às 12:00 hs
                    das 14:00 hs  às 18:00hs
Sábados: das 7:30 hs às 15:00 hs
Domingos: das 7:30 às 12:00 hs


ENDEREÇO:
Av. Padre Evaristo Afonso 310
Jundiaí Mirim - Jundiaí - SP
CEP 13.216-724

Voltar para o conteúdo